PARTICIPE DESTE BLOG, COMO SEGUIDOR!

PARTICIPE DESTE BLOG, COMO SEGUIDOR!

Clique no ícone PARTICIPAR DESTE SITE, link ao lado. Cadastre o seu e-mail do Yahoo, Twitter, Gmail ou o que você usa no Orkut. Adicione uma imagem (foto) para o seu perfil e clique em OK! Comente e siga!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

DOCE DE ABÓBORA EM PEDAÇOS

(Foto: David Mafra)


Este é o delicioso Doce de Abóbora da Dona Antônia, mãe da Claudete ( Camargo ), amigas muito queridas de Irati.
Tive a oportunidade de trazer um pouco deste quitute para Curitiba. Recebi algumas instruções do preparo da Dona Antônia que, somadas a pesquisa que fiz, passo agora a vocês:

INGREDIENTES:


  • 1 kg de abóbora descascada

  • 4 xícaras de açúcar

  • 2 xícaras de água

  • 10 ou 12 unidades de cravo-da-índia

  • 1 canela em pau

  • 2 colheres sopa de bicarbonato


  • MODO DE PREPARO:

    Corte a abóbora em cubos. Desmanche o bicarbonato em 2 litros de água fria e despeje sobre as abóboras. Deixe por 2 horas descansando. Escorra jogue fora a água. Lave os pedaços de abóbora em água corrente por 2 ou 3 vezes (use uma peneira ou escorredor de macarrão para facilitar a lavagem). Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve para ferver. Adicione os cravos e a canela. Fure de leve os pedaços de abóbora para que absorvam a calda e coloque-os na panela. Ferva em fogo baixo para que os pedaços de abóbora fiquem firmes porém macios. Retire e coloque em uma compoteira. Reduza a calda até o ponto de fio e despeje sobre as abóboras. Deixe esfriar antes de servir.

    Hummm !!! E fica muito bom !! Além da gostosura que é o doce, têm todos os benefícios da abóbora ( é nutritiva e faz bem à saúde ) !

    5 comentários:

    leila disse...

    Hum...q dili...aprendi a fazer leite condensado, fica igualzinho!!!
    Ingredientes

    - ½ xícara (chá) de água quente
    - 2 xícaras (chá) de leite em pó
    - 1 xícara (chá) de açúcar cristal
    Modo de preparo

    Num liquidificador coloque água quente, leite em pó e açúcar cristal. Bata por 3 minutos até ficar com a consistência de leite condensado. Transfira para um recipiente e espere esfriar. Obs: a mistura vai ficar mais encorpada conforme for esfriando. Imagine servir o doce cm o leite consensado por cima...ou mesmo dxar cozinhar o leite condensado e dxar virar um doce d leite...hum...

    David Mafra disse...

    Hummm, que gostosura amore, tentação pura, vou pra cozinha fazer ! Vlw, bjocas

    rafaelsgarbulho disse...

    Bom dia, desculpe me se estou errado mas a foto não condiz com o tipo da receita certo? A foto mostra doce seco com casquinha, a receita é doce de compota, logo não é necessário bicarbonato. Errei na execução ou é assim mesmo?

    Norma Favero disse...

    Eu acredito que em vez de se colocar na compoteira, depois de peneirar a calda, pode-se passar os pedaços no açúcar cristal e desta forma depois de secos ficarão firmes e com a deliciosa testura crocante por fora e cremoso por dentro...hummmm

    David Mafra disse...

    Isso mesmo, Norma!
    Rafael, agradeço o contato!!
    Abraços