quinta-feira, 4 de agosto de 2011

QUENTÃO PARA SE AQUECER NESTE INVERNO !

(Foto: David Mafra)

Tá certo, tá certo, o período de Festas Juninas ( ou até mesmo julinas ) já passou, mas o que ainda não passou foi esse friozinho que voltou com tudo depois de uma bela e merecida trégua. E para nos aquecer neste período de inverno nada melhor do que uma bebidinha que faz as bochechas ficarem vermelhas, que nos acompanha há muito tempo, pelo menos desde o período escolar, quando as Festas de Junho nos chamavam a dançar a quadrilha !

Aqui no sul, é tradicional o Quentão de Vinho, mas também é feito o Quentão somente com a Cachaça ( neste caso não leva o vinho ). Também encontramos o Vinho Quente ( a base de vinho, leva frutas e não é acrescentada a cachaça).

Vinho tinto, um dos ingredientes do Quentão! 
Pesquisei e achei uma receitinha que parece ser bem gostosa, lá vai:

Receita do chef Tiago Barcellos do bar CanaBenta

Ingredientes:

• 1 litro de vinho
• 300 ml de cachaça
• 80 gramas de gengibre
• Cravo-da-índia a gosto
• Canela em pau a gosto

Modo de preparo:

Coloque em uma panela a cachaça, o gengibre, a canela e o cravo e ferva por cinco minutos. Adicione o vinho e deixe em fogo médio. Quando o quentão estiver quase no ponto de ferver, está pronto. Rende aproximada­mente um litro.

(Fonte: Bom Gourmet - Gazeta do Povo)

O Quentão eu vou fazer neste final de semana, por isso não postei as fotos do preparo e do resultado ! Hum, e quem mais tem interesse de fazer esta delícia ? Que tal experimentar esta receita, ou outra de Quentão de Vinho que você conhece, e nos dizer como ficou ? Ah, e que tal também nos enviar as fotos para que a gente possa postar aqui no Blog ( meu facebook está logo abaixo de meu perfil aqui na página )? Bem, bom preparo, boa degustação e que o frio seja amenizado com esta dica* !

Para saber sobre o preparo de Quentão de Cachaça e Vinho Quente, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=DCZBMI8Btug

( Beba com moderação. E se beber, passe o volante para outra pessoa ! )

3 comentários:

Leila Maggi disse...

Hummm...Faz tanto tempo q não tomo um quentão...Pq será q deixamos para trás algumas coisas q gostamos? Ia a festas juninas no 3 Marias, tomava quentão, comia cachorro quente da barraquinha, era tão bom...A vida nos ocupa demais...bjs, amore...

David Mafra disse...

Ah Leilinha, agora vc me lembrou de algo da minha infância mais remota, "festa junina no três marias".. Íamos lá tbém.. Obrigado por trazer de volta este fragmento de lembrança.. Bjs e boa semana !

Leila Maggi disse...

Lembranças...à flor da pele...bjs, amore...